Plano de Ensino - 2º Semestre de 2014

PLANO DE ENSINO
1.    IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: História da Filosofia Contemporânea
Semestre: 2º                                                   Ano: 2014
Horários: Terças e Quintas das 8h às 10:50.
Professor (a): Ilton de Queiroz Júnior


2.    EMENTA

A História da Filosofia Contemporânea tem início logo após a revolução francesa, na primeira metade do século XIX e com continuidade até os dias de hoje. É considerada por muitos como a época mais plural das histórias da filosofia, considerando que as “histórias” da filosofia são divididas em filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. Destacam-se a crise da razão no século XIX, seu ressurgimento no positivismo, a historicidade, o niilismo nietzschiano, a fenomenologia de Husserl e o existencialismo.

3.    OBJETIVOS

3.1.     Geral: O propósito básico da Filosofia é a inquietação e uma visão crítica dos fatos, além da busca incessante pelo saber. Esse também será o propósito dessa matéria, fomentar o espírito crítico dos alunos ajudando-os a entender melhor a história da filosofia.

3.2.     Específicos: O curso pretende analisar e debater os tópicos mais relevantes desse período, principalmente no que tange a filosofia de Hegel e seus desdobramentos, o cientificismo, o positivismo, o niilismo nietzschiano, a fenomenologia, o existencialismo. Também serão analisadas temas importantes nas áreas de política, analítica e linguagem.

4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE 1 – Romantismo e Idealismo.

1ª Aula (Terça - 05/08/2014): Apresentação professor e ementa, explicação da proposta do curso, da importância de entendimento da matéria e da leitura dos textos. Apresentação do blog e explicação do seminário. Contextualização histórica da Idade Contemporânea. Introdução ao Romantismo e pós-iluminismo.
2ª Aula (Quinta - 07/08/2014): Romantismo - continuação.
3ª Aula (Terça - 12/08/2014): Idealismo transcendental e introdução à filosofia de Hegel.
4ª Aula (Quinta - 19/08/2014): Continuação da filosofia de Hegel.
5ª Aula (Terça - 21/08/2014): Continuação da filosofia de Hegel.

PARTE 2 - Hegelianismo

6ª Aula (Terça - 26/08/2014): Hegelianismo – Feuerbach e Karl Marx – parte 1.
7ª Aula (Quinta - 28/08/2014): Karl Marx – parte 2.
8ª Aula (Terça - 02/09/2014): Críticas ao hegelianismo – Schopenhauer.
9ª Aula (Quinta - 04/09/2014): Críticas ao hegelianismo – Sören Kerkegaard – parte 1.
10ª Aula (Terça - 09/09/2014): Críticas ao hegelianismo - Sören Kerkegaard – parte 2.


PARTE 3 - Positivismo e niilismo

11ª Aula (Quinta - 11/09/2014): Introdução ao positivismo e o positivismo utilitarista inglês - Stuart Mill;
12ª Aula (Terça - 16/09/2014): Cientificismo e a teoria da evolução biológica
13ª Aula (Quinta - 18/09/2014): Nietzsche - parte 1.
14ª Aula (Terça - 23/09/2014): Nietzsche - parte 2.
15ª Aula (Quinta - 25/09/2014): A filosofia da Max Weber e noções de Pragmatismo e Instrumentalismo.
16ª Aula (Terça - 30/09/2014): REVISÃO GERAL (Partes 1, 2 e 3).
17ª Aula (Terça - 02/10/2014): 1ª Prova.

PARTE 4 - Fenomenologia, existencialismo e hermenêutica

18ª Aula (Terça - 07/10/2014): A filosofia de Husserl.
19ª Aula (Quinta - 09/10/2014): A filosofia de Heidegger.
20ª Aula (Terça - 21/10/2014): Existencialismo Jaspers e Sartre;
21ª Aula (Quinta - 23/10/2014): Filosofia de Bertrand Russell.
22ª Aula (Terça - 28/10/2014): Filosofia da linguagem e Ludwig Wittgenstein.

PARTE 5 - Filosofia política e as novas ciências no século XX

23ª Aula (Quinta - 30/10/2014): Pós-Marxismo e a Escola de Frankfurt.
24ª Aula (Terça - 04/11/2014): O surgimento da psicologia - um estudo da filosofia de Freud, Piaget e Vygotsky.
25ª Aula (Quinta - 06/11/2014): Estruturalismo e neopositivismo (último dia entrega monografias).
26ª Aula (Terça - 11/11/2014): Apresentação dos seminários e defesa das monografias.
27ª Aula (Quinta - 13/11/2014): Apresentação dos seminários e defesa das monografias.
28ª Aula (Terça - 18/11/2014): REVISÃO GERAL (Partes 4 e 5)
29ª Aula (Terça - 02/12/2014): 2ª Prova.


5.    METODOLOGIA
Aulas expositivas, leitura, debate de textos com possibilidade de utilização de recursos audiovisuais. Os alunos terão que apresentar uma monografia, que será desenvolvida em grupo, de um tema a ser escolhido de uma lista que será disponibilizada na primeira aula. Essa monografia  deverá ser apresentada e defendida. Os principais textos que serão usados na matéria estarão disponíveis no blog montado para a matéria (http://filosofiabrasilia.blogspot.com), além de um resumo das aulas e outros materiais consultivos. Serão oferecidos exercícios durante o semestre, mas o aluno que não ler os textos propostos não conseguirá participar das aulas e consequentemente não conseguirá aproveitamento nas provas.

6.    AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de 4 etapas, sendo duas provas subjetivas, participação nas aulas e monografia em grupo com apresentação de seminário de tema a ser escolhido. A primeira prova terá peso de 25% na nota, a segunda prova de 35%; a monografia e seminário terão 30% de peso na nota e a participação 10%.  Constará no critério de avaliação da participação a assiduidade do aluno, pontualidade, interesse e participação de eventuais atividades extra-classe.
As notas das provas equivalem a 60% dos pontos e a nota do seminário e da participação os demais 40%.


7.    BIBLIOGRAFIA
A base bibliográfica do curso serão os compêndios filosóficos de Giovani Realle e Nicola Abbagnano. Porém, como existem poucos livros disponíveis na biblioteca, a maioria dos textos será divulgada através do blog da matéria, já criado.

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, volumes V a VIII. Lisboa, Editora Presença, 1970.
COPLESTON, Frederick. Una Historia de Filosofía, Los Birmingamiae, 1957.
MORA, Jose Ferrater. Dicionário de Filosofia, São Paulo, Edições Loyola, 2001.
REALE, Giovanni; ANTISERI. História da filosofia, vol. 3 – 8ª Edição: Do Romantismo até nossos dias, São Paulo, Paulus, 2007.

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